Antes de pensarmos em conhecer o outro, é necessário conhecer a si mesmo. Antes de liderar alguém, é necessário que o líder lidere a si mesmo, tenha ciência de suas fortalezas e fraquezas, conheça suas crenças, padrões mentais, emoções e o que o motiva em sua vida. Os valores e as crenças têm papel fundamental em nossas ações com os liderados, pois podem nos impulsionar, como também nos limitar.
Ao ter consciência de si, o líder está apto e fortalecido para compreender seus liderados, e, assim, direcioná-los com menos julgamento e considerá-los seres em desenvolvimento, estimulando o potencial de cada um e maximizando os resultados para a empresa.
Em todo processo de autoconhecimento é preciso um olhar cuidadoso para cada um dos aspectos que enxergamos nesse caminho. . Nem sempre estaremos prontos para lidar com aquilo que descobrimos. Vamos imaginar, por exemplo, que acabamos de mudar para uma cidade. Tentamos descobrir o que gostamos, o que não gostamos, quais locais são mais interessantes, entre outros, e damos prioridade àquilo que é essencial para o nosso dia a dia.
Pode ser que, naquele momento, o que esteja nos agradando mais seja uma praça ou um parque, mas daqui a algum tempo, não seja essencial. Descobrimos novos locais, sensações e limitações daquela cidade. Assim é nosso autodesenvolvimento! Em determinada fase da vida damos mais valor a ter mais dinheiro, em outra fase, ter mais tempo para a família. O importante é entender esta evolução e saber tirar o melhor destas fases
o caminho mais fácil para conseguir ser um bom líder é por meio do autoconhecimento. Assim como todo ser humano, nenhum líder é igual ao outro. Cada um tem a sua própria personalidade, seus valores e crenças, além da sua formação e estilo de trabalho.
Lembre-se: liderança é um processo de influência formado por meio da relação entre o líder e sua equipe. A liderança não é fruto apenas do perfil do líder e suas competências, mas também diz respeito ao perfil da equipe e ao contexto organizacional no qual ocorre
– FOCO EM PESSOAS: formação de lideranças transformadoras, apoio individual a lideranças e gestores
– FOCO EM ORGANIZAÇÕES: Planejamento estratégico através do autoconhecimento, autogestão, evolução de propósito organizacional….