Fatores-chave para um líder
Poucas são as organizações que se preocupam em desenvolver as pessoas para assumirem cargos de liderança, talvez por acreditarem que um bom técnico será consequentemente um bom líder. Para liderar uma equipe é preciso um líder que exerça influência sobre as pessoas, que saiba identificar o que as motiva, que consiga conectá-las, formando uma sinergia que mobilize o talento de cada uma delas.
Normalmente, as pessoas não são preparadas para assumirem cargos de liderança, muitos gestores focam suas ações apenas nos resultados. Entendem que basta fazer toda a equipe trabalhar focada em atingir as metas e alcançar os resultados esperados pela empresa. Mas, na verdade é preciso muito mais do que isso. Liderar é atrair, inspirar e motivar os outros para um caminho partilhado e diferenciado.
lembre-se: liderança é um processo de influência formado por meio da relação entre o líder e sua equipe. A liderança não é fruto apenas do perfil do líder e suas competências, mas também diz respeito ao perfil da equipe e ao contexto organizacional no qual ocorre
As competências do líder ocorrem dentro de um cenário bastante diferente de poucas décadas atrás, caracterizado pelo teletrabalho formal e informal, pelo mobile working, etc. E aqui de teletrabalho informal aqueles vários momentos que trabalhamos no celular, na sala de espera de um consultório, dentro das aeronaves, dentre outras situações, não raras vezes, desequilibrando o necessário balanceamento entre a vida do trabalho e a vida pessoal.
Além das novas modalidades de trabalho, encontramos hoje importante diversificação no formato das equipes de trabalho. Em algumas situações o gestor precisará formar uma equipe coesa, em outras será necessário acionar uma rede de profissionais para a elaboração ou desenvolvimento de um projeto. Assim, ao analisarmos o perfil do líder, precisamos considerar os elementos que influenciam e condicionam sua maneira de liderar.
Todo meio corporativo preza por resultados práticos, estratégicos e rápidos. No entanto, para chegar nesses resultados, além de planejamento, é preciso ter uma equipe com ótima comunicação entre as pessoas e alto nível de clareza, que proporcione a interação necessária para a execução dos objetivos traçados. É entender e alocar cada um no seu lugar correto, respeitando a individualidade
Se você é gestor, já se deparou com a dificuldade de lidar com times que não performam. Isso sem falar nos prejuízos financeiros absorvidos pelas as empresas diariamente.
Não seria mais fácil saber lidar com a equipe conhecendo as habilidades e fragilidades de cada um?